Fruto de um sonho imigrante. É com esse tema que a Festa da Uva chega na sua 35ª edição, celebrando os 95 anos do evento, os 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul, e os 135 de emancipação de Caxias do Sul. A festa, que se inicia nesta quinta-feira (19) e seguirá até 8 de março, tem como trio de soberanas a rainha Elisa dos Santos Pereira D’Mutti, e as princesas Júlia Dallegrave Scopel e Letícia Comin da Silva. O presidente segue sendo Fernando Bertotto. A abertura oficial, nesta quinta, será às 15h nos Pavilhões. No entanto, a cerimônia é restrita a convidados. O público, por sua vez, poderá entrar nos Pavilhões a partir das 18h.
Ao longo de 18 dias, atrações nacionais como Luan Santana, Maiara e Maraisa e MC Cabelinho prometem agitar a cidade. Além disso, novidades, como o Brinde no Mirante, e retornos, como por exemplo do Palácio das Uvas, devem encantar turistas e moradores de Caxias. A projeção de Bertotto é de que que até 700 mil pessoas participem de todos os eventos, somando shows, jogos coloniais, desfiles e as visitações ao parque. Os Pavilhões estarão abertos de segunda a quinta-feira das 14h às 22h. Nas sextas-feiras, será das 14h às 23h, enquanto nos sábados das 10h às 23h e nos domingos das 10h às 22h. O ingresso para acessar custa R$ 30 e haverá entrada gratuita nas duas segundas e terças-feiras de Festa da Uva. Pessoas com deficiência contam com gratuidade no ingresso e direito à meia-entrada nos shows. Estudantes e pessoas com 60 anos ou mais pagam meia-entrada, conforme a legislação vigente. Os bilhetes podem ser adquiridos no site daMinha Entrada. O estacionamento custará R$ 20.
— Todo o conjunto da Festa foi pensado para agradar o visitante do início ao fim, é um percurso que todos sabem que é longo. Se tu for fazer o percurso iniciando no pórtico e terminando no Pavilhão 2, a pessoa demora quase três horas, e ainda mais com paradas para compras. Foram pensados locais de descanso decorados e alusivos à Festa — afirma Bertotto. GZH
Princesa Júlia Dalegrave Scopel, rainha Elisa dos Santos Pereira D’Mutti e princesa Letícia Comin da Silva.
