O pavilhão da Agricultura Familiar, uma das principais atrações da Expodireto Cotrijal, feira que acontece de 9 a 13 de março em Não-Me-Toque, no norte gaúcho, receberá o público com novidades em 2026. Dos 224 expositores deste ano, pelo menos 48 são estreantes ou seja, apresentam seus produtos no local pela primeira vez. Ao todo, o espaço recebeu 351 inscritos, selecionados a partir de critérios definidos pelas entidades organizadoras, como explica o superintendente de Produção Agropecuária da Cotrijal, Gelson Melo de Lima:
— O Pavilhão da Agricultura Familiar é um dos pontos fortes da Expodireto Cotrijal. Nos orgulhamos muito da demanda por espaços e queremos, cada vez mais, difundir a ideia de que é possível empreender em pequenas propriedades.
Segundo a organização da feira, o número de estreantes está ligado à crescente formalização de empreendimentos com o Selo Sabor Gaúcho, que certifica os produtos originários da agricultura familiar do Rio Grande do Sul. Além disso, conforme o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Vilmar Leitzke, o setor observa maior interesse por feirascom produtos da agricultura familiar, o que é demonstrado anualmente pelo aumento de público e das vendas.
Neste ano, os expositores representam 119 municípios gaúchos. O perfil dos responsáveis pelos empreendimentos também é diversificado, com 113 jovens e 97 mulheres, incluindo comunidades indígenas. Também há variedade de produtos, como panificados, massas, embutidos, laticínios, vinhos, cachaças, erva-mate, artesanato e plantas. Dentre os expositores, 18 contam com certificações orgânicas. GZH
