Pelo menos três onças pardas apareceram na região da Linha Iriapira 1 e Iriapira 2.
De acordo com agricultores que residem nas proximidades, os animais aparentemente mãe e dois filhotes foram vistos circulando naquela região e ao avistarem pessoas fugiram por meio de uma vegetação. Um agricultor registrou imagens dos animais em movimentação.
Como as onças se movimentam rapidamente, podem ser os mesmo animais que recentemente foram vistos circulando no interior dos municípios de Condor, Santa Bárbara do Sul e Palmeira das Missões.
A Patram afirma que ataques da onça-parda a humanos são muito raros, em geral ocorrem em situações onde o animal está acuado, sem possibilidade de fuga, em defesa de uma presa que ela conseguiu ou dos filhotes. Ela normalmente adota um comportamento de intimidação seguido de fuga.
Também conhecida como leão baio, a onça se alimenta de diversas espécies de herbívoros, como capivaras, veados, galinhas, terneiros, além de predadores menores como ratos, raposas e guaxinins.
A Patrulha Ambiental da Brigada Militar alerta que matar animais silvestres é crime ambiental, passível de multa e de prisão de seis meses a um ano. A pena pode ser aumentada quando o crime ocorre em unidade de conservação e quando o animal, como a onça, está em perigo de extinção, podendo ser triplicada quando o crime se dá no exercício de caça profissional.
Foto: Ilustrativa
