O golpe foi noticiado pela primeira vez na imprensa na década de 1930,
A Polícia Civil cumpriu oito mandados de busca e apreensão em Passo Fundo na manhã desta quinta-feira (12), em mais uma operação contra o golpe do bilhete premiado.
Os mandados foram executados pela 2ª Delegacia de Polícia e pela Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), em endereços de uma passo-fundense presa no final de janeiro em Goiânia(GO)., suspeita de aplicar o golpe.
A operação ocorreu de forma simultânea em outros municípios do sul do país, com o apoio da Polícia Civil de Goiás. O balanço da operação e número de apreensões não foi divulgado até o momento.
No início do mês, ao menos oito passo-fundenses foram presospor suspeita de aplicar golpe do bilhete premiado. Um dos casos aconteceu em Maceió, no Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, enquanto os suspeitos tentavam fugir para São Paulo.
Outra prisão foi realizada em João Pessoa,na Paraíba,onde quatro suspeitos foram detidos após tentar fugir em alta velocidade pela ciclovia. O grupo, composto por três homens e uma mulher, havia feito vítimas na cidade há algumas semanas.
A situação segue um modus operandi comum dos criminosos. Segundo a polícia, as vítimas são mulheres idosas abordadas com a promessa de um falso prêmio.
Segundo a Polícia Civil, os criminosos abordavam pessoas na rua e iniciavam a encenação do golpe. Para receber o suposto benefício, as vítimas eram pressionadas a fazer transferências bancárias de grande monta.
Nesses crimes, o modus operandi segue um roteiro “ensaiado” pelos criminosos. O golpe foi noticiado pela primeira vez na imprensa na década de 1930, mas, segundo a polícia, ainda engana muita gente devido à encenação elaborada pelos golpistas.
Fonte: GZH
