Três novos casos de Covid foram registrados em Panambi ontem dia 09 de fevereiro, segundo o Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal da Saúde.
Atualmente são 04 casos ativos e nenhum em monitoramento.
Em relação à dengue, 11 pacientes estão sendo monitorados por apresentarem os sintomas da doença transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti. Nenhum caso confirmado neste ano.
No entanto, a Secretaria Municipal da Saúde alerta para o fato de Panambi estar em risco de surto para a dengue, de acordo com o primeiro Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (Liraa) de 2026 que apontou índice de 6,5% de infestação.
De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, o índice é considerado satisfatório quando varia de 0 a 0,9%; médio, estado de alerta entre 1,0 e 3,9%; e de risco de surto quando ultrapassa 4,0 % , como é o caso de Panambi que chegou a 6,5% de infestação .
Lembra que, a participação da população é fundamental no combate ao Aedes aegypti. O mosquito se prolifera em água parada, por isso é necessário eliminar recipientes como pneus, vasos de plantas, garrafas, caixas d’água destampadas e reservatórios descobertos.